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05/10/2023 às 11:02 | Atualizada: 06/10/2023 às 10:02

Nininho diz que devolução de dinheiro da AL ao Executivo deve ser investida em projeto da MT-030

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Autor do projeto que prevê a construção da MT-30 ligando Cuiabá a Chapada dos Guimarães em uma distância menor que a da MT-251, o deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, não pretende medir esforços para finalmente tirar o projeto do papel. Segundo ele, recursos da própria Assembleia Legislativa serão colocados em jogo, a princípio, para a realização de um estudo técnico e elaboração do projeto, estimados em R$ 15 milhões. Esse valor faz parte dos R$ 40 milhões de duodécimo que a AL pretende devolver ao Executivo. 

"Isso é para nós podermos dar agilidade”, disse, sobre a condicionante da devolução. Nininho afirma que já tem aval do presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho, ainda filiado ao União Brasil, e dos demais parlamentares para exigir do governo o andamento do projeto. 

“Eu fico feliz quando hoje o secretário Marcelo já sinalizou favorável e eu quero aqui agradecer o nosso presidente, todos os nossos deputados que concordaram em colocar o recurso da Assembleia para nós agilizarmos o projeto”, explicou. 


#OLHO#
Se efetivada, a nova rodovia começará na Avenida Dante de Oliveira, passando pela Ponte de Ferro, no Coxipó do Ouro. Também atravessará o Rodoanel, seguindo às margens do Rio da Casca. O trajeto seria 35 quilômetros menor e, portanto, mais prático para quem precisa fazer o trajeto para serviços. 

A obra é vista com ressalvas pelo governador Mauro Mendes (União) que considera que a MT-251 que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães atualmente, permanecerá como a principal rota entre as cidades. Além de destacar que o projeto da obra seria complexo, uma vez que passaria por um trecho de serra, o que tornaria a obra mais cara, devido à demolição no morro e inclinação da rodovia.

Quanto a esse empecilho, Nininho aposta na tecnologia da engenharia moderna para superar os impasses do projeto que deverá se adequar aos diferentes tipos de solo na região da via, em específico em um trecho de serra. 

“Essa obra é uma obra que tem algumas particularidades, mas para a engenharia nada é impossível. Essa obra pode ficar muito mais cara, mas não pode deixar de acontecer”.

O custo apenas do projeto estimado pelo deputado é de R$ 15 milhões. Enquanto o das obras no geral giram em torno de R$ 200 a R$ 250 milhões, segundo o deputado.

A ideia do deputado é tornar a atual MT-251 em uma avenida parque turística, em que caminhões e demais veículos longos fossem proibidos de trafegar. Enquanto a MT-030, que terá aproximadamente 35 km a menos que a rodovia Emanuel Pinheiro seria utilizada no tráfego diário.
 
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