Imprimir

Imprimir Notícia

06/10/2023 às 14:00

Um ano antes da eleição, TRE lança campanha para incentivar cadastro biométrico de eleitores

Paulo Henrique Fanaia

Falta um ano para as eleições municipais de 2024 e, nesta sexta-feira (6), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) lançou a campanha “Dia B”, com o objetivo de impulsionar o cadastramento biométrico dos eleitores mato-grossenses. Até o momento, o estado conta com 79,83% dos eleitores já cadastrados com a biometria, e a meta do TRE é fazer com que 100% dos votantes estejam com o cadastro realizado até o dia 8 de maio de 2024.
 
A desembargadora e vice-presidente do TRE, Serly Marcondes Alves, participou da coletiva de imprensa para apresentar a campanha. A magistrada ressaltou que a biometria garante a segurança das eleições, sendo uma forma de certeza que ninguém pode votar no lugar de outra pessoa.
 
“Estamos lançando a campanha em todo o estado, em todos os municípios e zonas eleitorais de Mato Grosso. Estamos convidando os eleitores e eleitoras para fazer a biometria, porque ela vai dar segurança para que ninguém vote no lugar de outra pessoa no dia da eleição. A biometria facilita no dia da eleição. Estamos lançando a campanha um ano antes e convidando a todos para acabar com esse mito de que deixamos tudo pra última hora”, diz Serly Marcondes.
 
O cadastro da biometria é obrigatório a todos os eleitores maiores de 15 anos e que estarão com 16 anos completos no dia das eleições de 2024. Basta o eleitor se dirigir até uma zona eleitoral, ou no caso de Cuiabá ir até a Casa da Democracia, ao lado do TRE, das 7h30 até as 13h30 de segunda a sexta-feira. Não é necessário fazer o agendamento, basta chegar e esperar para ser atendido. Já no Ganha Tempo de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop, o horário é das 8h às 17h.
 
Durante o atendimento, o eleitor pode, além da biometria, regularizar sua situação eleitoral e até mesmo fazer a transferência de domicílio eleitoral. É importante levar consigo os documentos oficiais com foto e um comprovante de residência. Eleitores em trânsito também podem fazer a biometria, por exemplo: um eleitor de Sinop que está passando alguns dias em Cuiabá, pode ir no TRE da Capital e realizar seu cadastro biométrico.
 
O serviço não tem custo e deve ser realizado até o dia 8 de maio de 2024. Caso o eleitor não faça o cadastramento até a data limite, o título de eleitor será cancelado e a pessoa não poderá votar nas eleições de 2024.
 
Além do cancelamento do título, o não cadastramento biométrico poderá gerar a perda de diversos direitos civis como tirar passaporte, fazer inscrição em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, entre outros. Se tiver dúvida sobre a situação eleitoral, o eleitor pode consultar pelo site do TRE-MT, e-Título, ou ainda via Ouvidoria, pelo 0800-647 8191.
 
Atualmente Mato Grosso conta com 2.465.432 eleitores aptos a votar. Destes, 1.968.044 possuem biometria (79,83% em comparação ao Brasil inteiro) e 497.388 não possuem biometria (20,17% em comparação ao Brasil). A meta do TRE é chegar no dia 8 de maio com 100% dos eleitores com cadastro biométrico.
 
Em 87 municípios mato-grossenses houve revisão com cadastro da biometria, ou seja, a coleta biométrica passou a ser obrigatória nestes locais. Já em 54 cidades, não ocorreu a revisão, por isso o cadastro ocorre de forma ordinária. Porém, a recomendação é que a coleta da digital seja feita o quanto antes, com o objetivo de evitar filas e aglomerações nos pontos de atendimento, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determine a revisão nestes municípios restantes.
 
 Imprimir