Imprimir

Imprimir Notícia

15/10/2023 às 14:07

Vereador busca assinaturas para emplacar CPI da Banda Larga na Câmara de Cuiabá

Kamila Arruda

O vereador Luis Claudio (PP) tenta emplacar uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Cuiabá. A fim de pressionar as empresas de telefonia a tirarem os cabos inutilizados dos postes espalhados pela Capital, o progressista quer instaurar uma investigação.
 
Na prática, o procedimento visa garantir uma parceria entre as empresas de telefonia, a concessionária de energia e o Procon Municipal. “Eu requeri a CPI da Banda Larga e já temos sete assinaturas. Queremos fazer trabalho de retirada desses cabos das empresas de telefonia da concessão da Energisa”, reforçou.
 
O parlamentar quer fazer um trabalho semelhante ao que ocorreu na Paraíba. “Em João Pessoa, a concessionária fez um trabalho junto a CPI que foi instaurada na Câmara. Eles conseguiram que o Procon fizesse as indicações de onde retirar esses cabos, não só os clandestinos como os autorizados”, completou.
 
Para que a Comissão seja instaurada, o requerimento precisa conter, no mínimo, nove assinaturas, conforme o que prevê o regimento interno da Casa de Leis.
 
“Não é uma CPI de base ou de oposição, é uma CPI da câmara para ajudar a cidade de Cuiabá e o próximo prefeito para deixar uma cidade mais bonita tirando esses cabos que as vezes caem na cabeça das pessoas”, finalizou.
 
Vale lembrar, contudo, que os postes não são utilizados apenas pela concessionária de energia. As empresas de telefonia e comunicação também usufruem. No entanto, a responsabilidade do poste, conforme a lei, é da concessionária de energia.
 
 Imprimir