Imprimir

Imprimir Notícia

18/10/2023 às 11:59 | Atualizada: 18/10/2023 às 12:43

Sema apreende madeira ilegal e embarga área de mais de 10 mil hectares

Leiagora

Durante operação de fiscalização no município de Marcelândia (a 640 km de Cuiabá), foram apreendidas 600 metros cúbicos de madeira, oriundas do desmate ilegal de 18 espécies de árvores, entre elas Peroba, Cedro e Cambará Rosa. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com o apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

Além das madeiras em toras, dois tratores, uma carreta e uma carretinha agrícola foram apreendidas, e mais de 10 mil hectares embargados. Os agentes ambientais também aplicaram, em um único caso, R$ 600 mil em multa. Ao todo, nove pontos foram fiscalizados no município, com base em alertas remotos de monitoramento por satélite.

A tecnologia utilizada pela Sema-MT no combate aos crimes ambientais reúne imagens de satélite de alta definição de diversas fontes e fornece, em poucos minutos, dados precisos de todo o uso do solo no Estado, incluindo de desmatamento.

“A estratégia de atuação da Sema-MT inclui identificar o desmatamento ainda no início, enviando equipes a campo para realizar o flagrante e impedir o avanço do crime ambiental”, explica o superintendente de Fiscalização da Sema-MT, Bruno Saturnino.

Toda a madeira ilegal apreendida, por se tratar de produto perecível, foi doada ao Conselho Comunitário de Segurança Pública de Marcelândia. A fiscalização ocorreu em mais uma fase da Operação Amazônia, encerrada na última semana (9). 

 
Assessoria/Sema-MT
 
 Imprimir