Imprimir

Imprimir Notícia

19/10/2023 às 10:26 | Atualizada: 19/10/2023 às 10:26

Fotos | Alvos de operação desviaram mais de R$ 87 milhões da Saúde

Eloany Nascimento

A Operação Cartão-Postal, deflagrada na manhã desta quinta-feira (19), resultou no bloqueio de valores de 34 contas bancárias, o sequestro de bens móveis e imóveis, a fim de recompor aos cofres públicos o montante de mais de R$ 87 milhões desviados da gestão da Saúde de Sinop (a 476 km de Cuiabá). Entre os alvos da ação está o ex-secretário de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva, e mais 33 integrantes da organização.

De acordo com informações da Polícia Civil, as investigações foram conduzidas pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), que apura fraudes que ocorrem desde junho de 2022.

Com base nas investigações, foi verificado que o valor global é referente a três contratos celebrados entre Sinop e a organização social que gerencia a Saúde da cidade. As atividades eram realizadas por uma suposta organização criminosa bastante estruturada, com clara hierarquia, divisão de tarefas entre seus componentes e que teria um sofisticado esquema de atuação em conexão com o Poder Público Municipal.

A associação agia de modo consistente à prestação do serviço de saúde na cidade, para auferir lucro e realizar diversos repasses financeiros aos líderes do esquema.

Foi verificado que, a organização social que hoje gerencia a pasta da Saúde de Sinop teria sido especialmente ajustada para assumir a prestação do serviço de forma precarizada, tendo em vista diversas alterações formais que aconteceram em sua composição no mesmo período em que disputava a dispensa de licitação para assumir tais atividades, entre maio e junho de 2022.

Essa organização social voltou a vencer dispensas de licitação ocorridas entre outubro e novembro de 2022 e entre abril e maio de 2023, de modo que continua a atuar na cidade até hoje.
 
 Imprimir