Imprimir

Imprimir Notícia

25/10/2023 às 08:50 | Atualizada: 25/10/2023 às 17:31

AL aprova convocação de secretários de Saúde e Educação para a próxima semana

Kamila Arruda

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou requerimentos solicitando a convocação de dois secretários estaduais. Trata-se do secretário de Saúde Gilberto Figueiredo, e do secretário de Educação Allan Porto. 

O parlamentar quer que os integrantes do primeiro escalão estadual compareçam à Casa de Leis para prestar esclarecimentos sobre temas relacionados as pastas.

O pedido é para que Gilberto esteja no Parlamento de Mato Grosso no próximo dia 8 para esclarecer as denúncias de atraso no pagamento de fornecedores. Segundo Lúdio, diversos hospitais regionais estão suspendendo os atendimentos por conta disso. 

“Queremos esclarecimento sobre o atraso do pagamento dos prestadores de servido nas unidades hospitalares sobre a gestão da secretaria. Os atendimentos estão entrando em colapso, porque alguns prestadores com cinco meses, outros com quatro. O Hospital regional de Colíder e Sorriso fechado para atendimento eletivo, anestesistas da Santa Casa paralisaram os atendimentos. O Hospital Rondonópolis ameaça fechamento na semana que vem”, justificou.

Com relação a Educação, as dúvidas é quanto o aumento de carga horária de ensino, e exclusão de turmas nas unidades educacionais do Estado. Diante disso, o deputado pede a presença do secretário na Casa de Leis no próximo dia 1º.

“Apresentamos esse requerimento para que o secretário compareça e esclareça sobre o fechamento de turmas em escolas, lotação de professores, alteração da matriz curricular, retirada da disciplina de espanhol, aumento de 20 para 24 aulas semanais”, finalizou.

Os requerimentos foram aprovados durante a sessão ordinária desta quarta-feira (25).

 
 Imprimir