Imprimir

Imprimir Notícia

25/10/2023 às 16:58 | Atualizada: 25/10/2023 às 16:58

Empresários reclamam de falta de energia no Distrito Industrial

Karine Arruda

Mais de 40 empresas estão sendo afetadas no Distrito Industrial, em Cuiabá, por conta de oscilações na rede elétrica. Muitos empresários têm reclamado da situação e relatado os prejuízos sofridos pelas indústrias, tanto financeiros quanto operacionais. O Leiagora entrou em contato com a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic) para entender o ocorrido.

A situação que começou ontem, terça-feira (24), segue sem resultados positivos ainda nesta quarta (25). O presidente da Aedic, Kennedy Sales, comentou que essa não seria a primeira vez que a falta de energia ou as oscilações têm afetado as empresas e que situações como essas não podem ser consideradas comuns.

“Hoje e ontem tá demais [..] Não pode ta acontecendo isso, a Energisa tem que olhar o que ta acontecendo. Está oscilando energia toda hora, toda hora. Não tem nem condições de trabalhar dessa forma”, disse.

Em um grupo de WhatsApp da Associação, os produtores industriais comentaram sobre a queima de produtos eletrônicos, incluindo ar-condicionados e máquinas de produção. Eles também relataram que muitos equipamentos estariam trabalhando no limite para não serem desligados.

“Alguém mais com oscilação de energia? Já foram 7 quedas em 10 min.!”, comentou um dos empresários. “Mato Grosso é um grande produtor de energia e somos muito mal atendidos”, disse outro proprietário.

Diante dos problemas acarretados pela situação, Kennedy informou que entrará com uma medida contra a concessionária de energia para solicitar melhorias na rede elétrica da região.

“Nós vamos notificar a Energisa para verificar o que está acontecendo nessa rede aqui, se é tensão, se a rede de transmissão não está aguentando a capacidade de consumo das indústrias. Tem que ser resolvido isso”, relatou o presidente.

Resposta da concessionária
Ao Leiagora, a Energisa confirmou as oscilações elétricas no Distrito Industrial e informou que as equipes já estão trabalhando para que a região retorne a normalidade. De acordo com a concessionária, a queda de energia teria sido motivada por uma descarga elétrica ocorrida na noite de ontem (24) e que atingiu a rede que faz a distribuição no local.

Ela informou que são poucas as unidades consumidoras que estão de fato com esse problema e que logo mais tudo será normalizado.
 
 Imprimir