Imprimir

Imprimir Notícia

28/10/2023 às 14:16

Justiça mantém condenação de fazendeiro que desmatou área de preservação em MT

Leiagora

Um fazendeiro foi condenado por crime ambiental, sujeito ao pagamento de multa e reflorestamento, após desmatar uma área de preservação na cidade de Brasnorte (a 588 km de Cuiabá). A decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso determina que cerca de 78 hectares sejam reflorestados no município.

Além de ser obrigado ao plantio de novas árvores no local, o homem também pagará duas indenizações, uma delas sendo de R$ 748 mil e outra de R$ 50 mil reais, aos fundos Estadual e Municipal de Meio Ambiente, respectivamente.

O crime ambiental aconteceu entre os dias 21 e 25 de junho de 2019, em uma área especial de preservação. Ao ser condenado, o fazendeiro recorreu ao TJMT e alegou que houve apenas uma limpeza de pastagem. Ele pediu a anulação da sentença alegando ausência de fundamentação.

No entanto, o Tribunal de Justiça manteve a decisão, entendendo que houve dano moral coletivo, além de “agressão ao meio ambiente”. Os desembargadores ainda levaram em conta documentos apresentados pelo Ministério Público Estadual comprovando a procedência da decisão em primeira instância.

 
Com informações do TJMT
 
 Imprimir