Imprimir

Imprimir Notícia

30/10/2023 às 10:45 | Atualizada: 30/10/2023 às 14:06

Vídeos | Vereadores fiscalizam unidades de Educação e encontram equipamentos novos abandonados em galpão

Kamila Arruda

Os vereadores por Cuiabá, tanto de oposição, quanto da situação, realizam uma uma peregrinação nas unidades de ensino da Capital, na manhã desta segunda-feira (30). Após inúmeras reclamações e a falta de acesso à secretária de Educação, Edilene Machado, os parlamentares optaram por conferir de perto a situação das escolas municipais.
 
A expectativa é de que sejam visitadas cerca de 10 escolas municipais. A medida busca identificar se de fato há uma entrega satisfatória do serviço aos alunos, professores e a comunidade.
 
A primeira parada foi no galpão anexo ao Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos (Cdmic), espaço utilizado como depósito da Secretara de Educação.
 
Leia também - Vereadores devem aprovar projeto de 'Van da fiscalização' em escolas municipais, explica Cireia


“Diante de tantas denúncias que houveram estabelecemos este trabalho. Comunicamos ontem à noite no grupo de vereadores, estabelecendo horário e saímos de surpresa. Estivemos no Distrito Industrial, no depósito da Eeducação. Não sei se chamamos aquilo lá de deposito ou de lixão”, disse o presidente do Legislativo Cuiabano, vereador Chico 2000 (PL), que é da base do prefeito
 
Segundo ele, há diversos equipamentos novos no local se deteriorando por falta de uso, em quanto há unidades que não tem estrutura. “[...] em razão da quantidade de móveis e utensílios jogados ao tempo, onde se observa a estrutura de carteiras novas, porém com a madeira estragada em razão do tempo, cadeiras inclusive com etiqueta da empresa que vende. São situações assim que a secretária de Educação vai ter que dar explicações”, disse o parlamentar.
 
A primeira escola visitada pelos parlamentares foi a Tereza de Benguela, localizada no bairro Jardim Comodoro. “Essa unidade não tem parquinho, e tem parquinho jogado lá no depósito ao relento. Então, são situações que nós não entendemos e a secretária terá que dar explicações para a Câmara de Cuiabá”, garantiu.

Além das críticas da própria base, o vereador Dilemário Alencar (Podemos) também enviou vídeos da vistoria com os problemos, como a falta de ar condicionado em uma algumas salas de uma escola no bairro Osmar Cabral. "Já recebemos várias denúncias de pais, das próprias crianças que mandam cartinha. (...) É um descaso com o dinheiro da Educação, gasta milhões com manutenção de ar condicionado a Secretaria de Educação", declarou o parlamentar durante a vistoria. 

Outra reclamação é com relação à obra da quadra da escola no Osmar Cabral, que está paralisada, com entulhos. 
  
Além do presidente, a ação conta com participação da vereadora Maysa Leão e Eduardo Magalhães (Republicanos), Demilson Nogueira e Luís Cláudio (PP), Sargento Vidal e Rogério Varanda (MDB), Sargento Joelson (PSB), Felipe Corrêa (Cidadania), Dilemário Alencar (Podemos)  e Didimo Vovô (PSB).
 
Os parlamentares ainda pretendem visitar outras unidades de ensino, tais como escola Dom Bosco do Praeirinho, no bairro Praeirinho; Constança Palma Bem Bem no Jardim Fortaleza; Creche Sebastião Tolomeu no bairro Santa Izabel; e Cel. Octayde Jorge da Silva nO bairro Tancredo Neves.




 

Vereador mostra cadeiras abandonadas que poderiam ser reutilizadas nas escolas de Cuiabá pic.twitter.com/hZFFurUcg3

— Leiagora Portal de Notícias (@leiagorabr) October 30, 2023

Vereador Chico 2000 fala sobre fiscalização nas escolas municipais de Cuiabá. pic.twitter.com/WlVJU09cZJ

— Leiagora Portal de Notícias (@leiagorabr) October 30, 2023
 
 Imprimir