Imprimir

Imprimir Notícia

30/10/2023 às 16:15 | Atualizada: 30/10/2023 às 16:25

Vídeos | Quase 700 raios foram registrados durante temporal; Energisa contabiliza 500 ocorrências

Eduarda Fernandes

O temporal que atingiu a capital mato-grossense na tarde desta segunda-feira (30) deixou um rastro de estragos pela cidade. Em nota, a Energisa Mato Grosso informou que está atuando em regime de contingência, com reforço de equipes, e que neste momento, seis mil clientes ainda são impactados, a maior parte na região central, com mais de 500 ocorrências em atendimento - entre quedas de galhos sobre a rede e fios rompidos. A previsão é que o atendimento seja normalizado até o início da noite.

“Por isso, a companhia pede atenção à população quanto à segurança. Ao ver cabo partido, ainda que seja de telefonia ou internet, a orientação é não tocar, pois ele pode estar energizado. O correto é isolar a área e chamar a Energisa”, diz trecho da nota.

Os canais de atendimento da Energisa são: Aplicativo Energisa On; Site: energisa.com.br; WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br; e Call Center: 0800 646 4196.

Segundo a consultora da Energisa, a meteorologista Ana Paula Paes, o vento passou dos 70km/h com 30 mm de chuva em uma única hora. Além disso, dados do ELAT/INPE registraram
 698 descargas elétricas no período.

“A instabilidade atmosférica foi provocada pela combinação de calor, umidade e o padrão de ventos na baixa e média troposfera. Para amanhã, apesar de algumas variações no padrão de ventos, ainda há chances de pancadas de chuva isolada na região”, alerta a concessionária.


 
Alagamentos de ruas, avenidas e casas, quedas de árvores, postes e quedas de energia foram registrados durante a chuva. 

Em várias avenidas, como a da Prainha, General Melo e próximo ao Hospital Femina, foi quase impossível trafegar. Em um dos vídeos que circulam pelas redes sociais, uma mulher usa um rodo para tentar tirar o excesso de água que adentrou seu veículo. Em outro, em uma construção cercada por tapumes, parte da estrutura caiu sobre um registro de água, que jorrava pela calçada.
 
 Imprimir