Imprimir

Imprimir Notícia

06/11/2023 às 11:54 | Atualizada: 06/11/2023 às 12:47

Motoristas pretendem ficar de 'braços cruzados' até receberem benefícios atrasados por empresa

Renan Marcel

O restabelecimento dos serviços de ônibus da empresa Caribus Transporte só deve ocorrer após o pagamento dos benefícios firmados em convenção coletiva dos motoristas de ônibus. Nesta segunda-feira (6), milhares de passageiros em Cuiabá foram surpreendidos com a paralisação, já que a empresa é responsável por mais de 25% da frota de ônibus da cidade. Todos os dias são quase 300 mil pessoas utilizando o sistema municipal. 

Em nota encaminhada à imprensa, presidente  do  Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Baixada Cuiabana (Sintrobac), Edval Luiz Pereira, afirmou que aguarda  o posicionamento da diretoria da empresa Caribus ou do poder público municipal para que o serviço retorne à normalidade. Contudo, deixou claro que os motoristas só irão retomar os trabalhos "após o cumprimento das obrigações por parte da empresa".

A diretoria do Sintobrac diz ainda que  tem cobrado o cumprimento dos termos da convenção coletiva de forma reiterada, por isso a empresa não pode alegar falta de aviso. 

"Trata-se de um protesto justo, pois a empresa costumeiramente tem atrasado no pagamento dos direitos desses trabalhadores. Temos notificado as empresas, por meio do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (STU) e da secretaria municipal de Transportes Urbano (Semob), reafirmando que não vamos tolerar esses atrasos, que vêm ocorrendo mensalmente. Por isso, hoje fomos convocados a comparecer na garagem, para dar apoio aos trabalhadores, que resolveram cruzar os braços, e nós, como representantes deles, estamos dando total apoiando ao movimento", diz o documento. 

Por fim, a entidade lamenta a situação, "principalmente por afetar parte da população cuiabana, e reiteram o compromisso de servir bem os usuários, mas com a garantia dos direitos trabalhistas". 
 
 Imprimir