Imprimir

Imprimir Notícia

07/11/2023 às 12:30

Deputado convoca Fávaro para esclarecer ataques ao agronegócio na prova do Enem

Kamila Arruda

A polêmica envolvendo a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atingiu o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD). Na segunda-feira (06), o deputado federal Evair Vieira de Melo apresentou um requerimento convocando o social democrata para prestar esclarecimentos sobre o fato.

Isso porque, a prova teria ''ataques ao agronegócio''. O imbróglio se deve a algumas questões do exame que se referem ao setor de forma “negativa”. Em uma das perguntas, o desmatamento da Amazônia é vinculado diretamente ao avanço do plantio de soja, responsabilizando os “grileiros, madeireiros e pecuaristas” por tal fato.

Outra questão diz que “no Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio”. Por fim, essa “lógica do agro” é “associada a supostas consequências negativas, como a pragatização dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”.

Para o parlamentar, a convocação se faz necessária tendo em vista a gravidade dos fatos, uma vez que o agronegócio é um dos principais setores responsáveis pelo desenvolvimento social e econômico do país.

“Destarte, tendo em vista da importância do assunto, apresentamos o presente requerimento no esteio de que o Ministro da Agricultura e Pecuária, Senhor Carlos Fávaro, preste esclarecimentos sobre o conteúdo da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, contendo ataques ao agronegócio”, finaliza o requerimento.
 
 Imprimir