Imprimir

Imprimir Notícia

14/11/2023 às 11:12 | Atualizada: 14/11/2023 às 11:14

MT decreta emergência ambiental para intensificar combate aos incêndios florestais

Leiagora

O Governo de Mato Grosso publicou nesta terça-feira (14), um decreto de emergência ambiental em decorrência dos incêndios florestais. A partir de agora, o Estado pode buscar apoio Federal para reforçar as ações de combate.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado e tem vigência por 60 dias. Além disso, o documento reforça o período proibitivo para queimadas até 30 de novembro.

Dessa forma, as autoridades competentes ficam autorizadas a tomar todas as medidas necessárias à prevenção e combate aos incêndios florestais, como a compra de bens e materiais, com dispensa de licitação.

O documento leva em consideração as condições climáticas em Mato Grosso pelos próximos dias, como altas temperaturas e baixa umidade, que favorecem a ocorrência de incêndios florestais em Mato Grosso, e tem como objetivo minimizar as consequências. 

De acordo com dados de monitoramento de queimadas do Instituto Centro de Vida, as áreas mais atingidas, em específico na região do Pantanal são: Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, com mais de 16% de hectares destruídos pelo fogo, o Parque Estadual Encontro das Águas, considerado o maior reduto de onças-pintadas do mundo, com mais de 22% de área queimada e fazenda Dorochê, que já ultrapassa 68%.

Confira o decreto na íntegra aqui.

 
Com assessoria
 
 Imprimir