Imprimir

Imprimir Notícia

16/11/2023 às 14:03

Janaina Riva diz que MDB deve ficar sem diretório em Cuiabá até março de 2024

Jardel P. Arruda

A deputada estadual Janaína Riva (MDB) afirma que o MDB em Cuiabá deverá ficar sem diretório constituído até março de 2024, quando deverá ser feita a eleição para constituição de um novo diretório para o partido. 

Até lá, as decisões serão tomadas de forma “interna corporis”, ou seja, em decisões conforme o regimento interno. Também é possível a constituição de uma comissão provisória até a eleição.

“Não tem nem previsão. Vai fazer a direção interna corporis, aí em fevereiro ou março será feita eleição efetiva”, resumiu Janaina Riva (MDB), na manhã desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa.

A definição do comando da sigla deverá ter reflexo na eleição municipal de 2024. Se a sigla continuar presidida por alguém do grupo do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), tende a apoiar algum sucessor do gestor municipal nas eleições. Isso pode significar uma candidatura própria, ou apoio a algum candidato de outra sigla que abraçará o legado da gestão Emanuel.

Se, por outro lado, ficar sob comando do deputado federal Juarez Costa (MDB) e da deputada Janaina, a tendência  é apoiar algum aliado do governador Mauro Mendes (União), muito embora Janaina hipoteque apoio ao deputado estadual Eduardo Botelho, que está articulando sua saída do União Brasil para disputar a prefeitura.

Impasse

O impasse sobre o diretório do MDB em Cuiabá acontece devido ao conflito de interesses das várias forças políticas do partido na Capital. No início de novembro expirou o diretório que era presidido pelo advogado Francisco Faiad (MDB), considerado membro do grupo político do prefeito Emanuel.

Este mesmo grupo conta ainda com apoio do deputado estadual Juca do Guaraná Filho (MDB), que defende abertamente a recondução de Faiad a presidência, e do filho do prefeito de Cuiabá, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB).

Contudo, a deputada estadual Janaína Riva, que é secretária-geral do MDB em Mato Grosso, e o deputado federal Juarez Costa, vice-presidente do partido, têm interesse em aumentar a influência no diretório de Cuiabá, pois se trata da instância responsável pelas decisões no maior colégio eleitoral de Mato Grosso.

Tanto Juarez quanto Janaina possuem pretensão política de serem candidatos majoritários em 2026. Em 2023, dos dois uniram forças em torno do projeto de Leo Bortolin (MDB) para presidir a Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), e com isso já aumentaram capilaridade política no interior. Agora, ambos querem mais força na Capital.
 
 Imprimir