Imprimir

Imprimir Notícia

29/11/2023 às 08:28

Deputados apreciam mais de 50 vetos nesta quarta para destravar pauta na AL

Jardel P. Arruda

Deputados estaduais apreciarão 54 vetos do governador Mauro Mendes (União) na sessão desta quarta-feira (24). A ideia é limpar a pauta de vetos para poder seguir com as votações do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) e outras propostas para poder encerrar as atividades legislativas no dia 15 de dezembro.

“Nós queremos fazer uma sessão de quarta-feira especial para votar, pra ver se a gente consegue votar pelo menos 50 dos 60 que tem”, comentou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), à imprensa esta semana.

Os parlamentares também devem definir o novo calendário de votação da LOA no Colégio de Líderes, antes do início da sessão ordinária, de acordo com a resposta da Casa Civil, sobre quando retornará o projeto para a Assembleia Legislativa. A tendência é que o início das votações atrase devido a essa reunião.

A perspectiva é de que seja necessário marcar alguma reunião em janeiro para concluir a votação, visto que são necessárias a realização de audiências públicas e abertura de prazo para apresentação de emendas ao projeto.

Vetos que podem cair

A apreciação dos vetos 67/2023 e 112/2023 tem expectativa de terminar com a derrubada da decisão do governador. O primeiro trata-se do veto total ao projeto de lei que prevê a doação para agricultura familiar de tratores e maquinários apreendidos em decorrência de crimes ambientais. A proposta é de co-autoria dos deputados Wilson Santos (PSD) e Gilberto Cattani (PL).

Outra discussão que deve acabar na derrubada do veto é quanto à padronização dos garrafões de água mineral, para evitar que as grandes empresas monopolizem o comércio retirando de circulação embalagens diferentes das suas. A proposta é de co-autoria dos deputados Diego Guimarães (Republicanos), Janaina Riva (MDB) e Elizeu Nascimento (PL).
 
 Imprimir