Imprimir

Imprimir Notícia

03/12/2023 às 16:00

Poda de árvore, limpeza de calha e telhado: saiba quais são as ações preventivas para as chuvas

Jardel P. Arruda

O fenômeno El Niño fará com que a chuva seja reduzida em Mato Grosso durante o mês de dezembro, porém as chances de temporais aumentaram. Por isso, o tenente Anttoniery Campello, do Corpo de Bombeiros Militar e representante da instituição no Comitê de Emergências Climáticas, pede que a população ajude com ações preventivas para evitar problemas e até tragédias.

Entre as solicitações, as já clássicas poda de árvores, limpeza da calha e do telhada, mas dessa vez tem um pedido adicional: que moradores e empresários se juntem para mutirões de limpeza dos bueiros e ruas para evitar o entupimento que pode provocar o alagamento em situações de fortes chuvas.

“Primeiramente, iniciando o período chuvoso, é a limpeza do telhado, é a limpeza de calhas na sua residência ou no seu comércio e já abranger um pouco, trazer para rua, chamar os vizinhos ali, os comerciantes para fazer a limpeza do lixo na rua, nos bueiros que possam entupir”, disse Campello.

Mais calor, menos chuvas e temporais

O mês de dezembro deverá ser 3ºC mais quente que a média, na região metropolitana de Cuiabá e no pólo de Cáceres. O restante do estado deve apresentar temperaturas 2ºC mais elevadas. Além disso, as chuvas serão mais escassas, porém, quando acontecerem, deverão ser mais fortes, aumentando assim a chance de tempestades.

Isso, é o que mostram as análises feita pela pesquisadora Ana Paula Paes, meteorologista e doutora em eletricidade atmosférica pelo INPE, especialista em eventos climáticos extremos, que palestrou para o Comitê de Emergência Climáticas nesta semana.
 
 Imprimir