Imprimir

Imprimir Notícia

05/12/2023 às 11:08

Alunas da UFMT recebem prêmio por pesquisa que avalia viabilidade de ônibus elétrico em Cuiabá

Leiagora

Uma pesquisa sobre a  viabilidade técnica e econômica da implantação de ônibus elétrico em Cuiabá recebeu prêmio de melhor trabalho acadêmico apresentado no Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos realizado em Brasília. 

O estudo realizado pelo curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi iniciado em julho de 2022, com o objetivo de apresentar dados técnicos e econômicos para a tomada de decisão acerca do tipo de transporte coletivo a ser utilizado na região metropolitana de Cuiabá.

As bolsistas do edital Mulheres e Meninas na Computação, Engenharias, Ciências Exatas participaram de congressos em Brasília e em Balneário Camboriú para divulgação parcial dos resultados e foram sendo premiadas.

Com apoio e financiamento da Fapemat, a pesquisa apresentou que a eletrificação parcial da frota de ônibus da cidade trará retorno em aspectos econômicos e técnicos, além da possibilidade da utilização de uma tecnologia que torne o transporte coletivo da capital mais eficiente, melhore a qualidade de vida da população e diminua os impactos ambientais.

Para consolidação dos resultados obtidos está sendo elaborado um artigo científico para submissão em periódico.
 
 Imprimir