Imprimir

Imprimir Notícia

05/12/2023 às 10:35 | Atualizada: 05/12/2023 às 10:39

Batalhão de Trânsito promete blitz “dia sim, dia não” durante o fim de ano

Eloany Nascimento

O fim de ano chegou e os condutores deverão ficar atentos com as fiscalizações de trânsito neste período, isso porque as forças de segurança do estado irão intensificar as operações, em especial a da Lei Seca. De acordo com o comandante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da Polícia Militar (BPMTRAN), tenente coronel Adão César, as ações serão realizadas “dia sim, dia não”, até final de dezembro em Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso. 

“No mês de dezembro, desde o primeiro dia nós estamos realizando a operação Lei Seca dia sim, dia não, praticamente. Então serão várias operações até o réveillon, integradas com a Secretaria de Segurança Pública e demais órgãos, realizado tanto na nossa capital, em Várzea Grande, como também no interior e rodovias estaduais”, garantiu o comandante na manhã desta terça-feira (5) durante coletiva de imprensa.


#OLHO#
A Lei Seca, tornou-se símbolo da luta contra a direção sob efeito de álcool e da conscientização para o tráfego de veículos mais seguros. Há 15 anos, a legislação estabeleceu a tolerância zero para consumo de bebidas alcoólicas e a infração passou a ser considerada gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses.

Em Mato Grosso, de janeiro 2019 a abril de 2023 ocorreram 3.748 prisões por crime de embriaguez ao volante. Somente nos quatro primeiros meses deste ano foram 788, o que representa aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2022, quando ocorreram 632.

Conforme o comandante, as fiscalizações sempre são realizadas com o intuito de identificar os condutores que fazem consumo de bebida alcoólica e que trazem riscos ao trânsito. “O que eu posso dizer é que o motorista que costuma beber e dirigir, com certeza, a probabilidade dele cair na Lei Seca será ainda maior nesse final de ano”, assegurou.
 
 Imprimir