Imprimir

Imprimir Notícia

13/12/2023 às 09:40 | Atualizada: 13/12/2023 às 09:43

Câmara de VG aprova criação de duas novas vagas de vereadores para a próxima legislatura

Kamila Arruda

A Câmara de Várzea Grande passará a contar com duas novas cadeiras a partir da próxima legislatura, que começa em 2025. Os parlamentares aprovaram nesta terça-feira (12) um projeto de emenda à lei orgânica que aumenta o número de vereadores no município.
 
Com isso, o Parlamento Municipal passa de 21 para 23 vereadores. A matéria foi aprovada com 17 votos. Os quatro parlamentares restantes não estavam no plenário no momento da votação, por isso foi computado como ausentes.
 
A propositura tem como base o art. 29, inciso IV, da Constituição Federal, que define a proporcionalidade entre número de vereadores e número de habitantes.
 
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada em Várzea Grande no ano 2023 é de 300.078 habitantes.
 
Diante disso, o legislativo acredita que o “aumento do número de vereadores proporcionará uma melhor representatividade dos segmentos sociais, pois em nosso município encontramos grupos, bairros e setores não alcançados efetivamente pela atual vereança do município”.
 
Na matéria, a Mesa Diretora ainda destaca que o aumento no número de cadeiras não representa na elevação de gastos no Legislativo. “O aumento do número de vereadores não resultará em maiores gastos aos cofres públicos, uma vez que o as despesas do Poder Legislativo são efetuadas com o duodécimo do orçamento municipal (parcela fixa do orçamento, segundo dispõe a Constituição federal). Ou seja, não haverá aumento de repasses, mas, o acréscimo de legisladores resultará em maior representatividade da população, o que amplia o caráter democrático das discussões no Parlamento Municipal”, justificou.
 
 Imprimir