Imprimir

Imprimir Notícia

26/12/2023 às 14:00

Reuniões para implantar mais 24 escolas cívico-militar em MT começam no início do ano, conta Porto

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

O Governo do Estado quer implantar nos próximo três anos mais 24 escolas cívico-militar em Mato Grosso. A meta é chegar, ao menos, a 50 escolas desta natureza no Estado. Atualmente, já há 26 unidades de ensino militar em funcionamento. A informação é do secretário de Educação Allan Porto, que afirma que irá começar já no início do ano as reuniões com a comunidade escolar.
 
“O planejamento nosso de médio e longo prazo é chegar a 50 escolas. Hoje nós temos 26, então são mais 24 escolas a serem implantadas. Vamos começar a fazer as reuniões com a comunidade escolar, e essa escola fazendo sentido faremos a transformação”, explicou.
 
A medida é reflexo da aprovação de uma lei por parte da Assembleia Legislativa. A matéria foi enviada pelo governador Mauro Mendes (União) sob argumentação de que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica das escolas gerida por militares possui melhor resultado. 
 
“É uma gestão compartilhada entre entidade militar e Secretaria de Educação, onde os professores são da nossa rede”, explicou o integrante do primeiro escalão estadual, dizendo que há solicitação de quase todos os municípios.
 
Questionado se a implantação de escolas cívico-militar não irá refletir em déficit na segurança pública, Porto nega e afirma que serão contratados apenas militares da reserva, ou seja, aposentado.
 
 Imprimir