Imprimir

Imprimir Notícia

29/12/2023 às 15:30

Incêndio atinge Santuário de Elefantes em Chapada dos Guimarães

Paulo Henrique Fanaia

Um incêndio próximo ao Santuário dos Elefantes, localizado no Rio da Casca, em Chapada dos Guimarães, assusta os colaboradores do local desde a tarde desta quinta-feira (28). De acordo com nota oficial publicada nas redes socias do Santuário, as chamas teriam começado depois que um vizinho ateou fogo em entulhos de construção na divisa da propriedade.
 
“Infelizmente, o fogo rapidamente saiu do controle e se espalhou para os fundos da propriedade do santuário, que podemos ver de um de nossos pontos de observação”, diz trecho da nota oficial publicada pela equipe do Santuário.
 
A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso informou que oito militares estão em campo trabalhando para conter as chamas. Junta da equipe também há especialistas em geoprocessamento de incêndios florestais que realizam o monitoramento via satélite da região. “Já foi realizado um sobrevoo com o apoio do Ciopaer e hoje ao fim do dia será realizado outro para verificação in loco da situação”, afirma a nota dos bombeiros.
 
O Santuário de Elefantes do Brasil é o único santuário na América Latina. Localizado em Chapada dos Guimarães, o local comporta uma área total de 1.200 hectares e abriga seis elefantes.
 
Embora parte do incêndio já esteja sob controle, a maior dificuldade se dá em razão de que as chamas atingem um terreno difícil de atravessar a pé. Por sorte, o fogo está em um ponto distante do habitat dos elefantes.

“Assim que sentimos cheiro de fogo, imediatamente começamos a conversar com as diferentes equipes de bombeiros e enviamos vídeos do que pudemos ver. O local onde o incêndio está localizado é um terreno difícil de atravessar a pé, dificultando assim o seu combate. Então, os passos iniciais foram monitorá-lo e deixá-lo queimar até um local onde os bombeiros pudessem chegar até ele ou, se a situação piorasse, usar uma aeronave para derrubar água sobre o local. Scott, presidente do SEB, conseguiu subir o drone ontem. Ele enviou o vídeo aos bombeiros, que ficaram surpresos com a rapidez com que parecia estar se espalhando. No entanto, devemos reiterar que esses incêndios são baixos e lentos na maior parte do tempo”, diz mais um trecho da postagem.
 
Durante a noite de ontem, por causa do verde das áreas florestais e do capim, parte do fogo foi extinto. No entanto, ainda existem locais que precisam de atenção. A nota finaliza dizendo que os elefantes estão tranquilos e salvos: “não há cheiro forte de fumaça perto deles e o ar está limpo. (...) Esperançosamente, os 40% de chance de chuva se manifestarão e a Mãe Natureza nos dará uma mão”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Santuário de Elefantes Brasil (@elefantesbrasil)

 
 Imprimir