Imprimir

Imprimir Notícia

01/01/2024 às 14:28

Após terremoto e alerta de tsunami, Japão evacua áreas de risco

Metrópoles

O terremoto de magnitude 7,6 no Japão não abalou as usinas nucleares do país, segundo o porta-voz do governo, Yoshimasa Hayashi. Ele também alertou a população que evacuasse as áreas com alerta de tsunami, na costa oeste, e preferir para locais elevados.

Nessas áreas há previsão de ondas com até 5 metros de altura. Yoshimasa acrescentou que diversas casas foram destruídas, e unidades militares estão sendo mobilizadas para auxiliar os resgates.

Segundo o porta-voz, o governo japonês calcula os danos do abalo, que aconteceu às 16h10 (horário local) a uma profundidade de 10 km e a cerca de 42 km a nordeste de Anamizu.

Nações próximas, como Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul, também estão sob alerta de tsunami.

População filmou tremores

Vídeos publicados na rede social X (antigo Twitter) mostram os momentos de pânico durante o terremoto, além dos rastros deixados pelo sismo. Em um deles, é possível ver carros balançando em um estacionamento.


 
Outra gravação mostra pedaços de asfalto destruídos e postes caídos.


  Em outro vídeo, é possível ver a movimentação intensa de um rio durante os tremores.
 

Video: A Japanese driver stopped their car during today's earthquake and observed river water swaying back and forth.#Tsunami #japan #earthquake #NewYear pic.twitter.com/U3c2g9I48o

— Mobin (@mobin_911) January 1, 2024
 
 Imprimir