Imprimir

Imprimir Notícia

09/01/2024 às 16:02 | Atualizada: 09/01/2024 às 18:04

Com quase 20 dias de greve, motoristas do SUS em VG seguem paralisados

Eloany Nascimento

Após quase 20 dias, motoristas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Várzea Grande decidiram manter a paralisação das atividades em reivindicação ao aumento salarial e valorização da categoria. Atualmente, o piso salarial dos motoristas categoria D é de R$ 1.462.

Segundo o representante do movimento, o motorista Michel Wohlfahrt, até o momento não houve nenhum acordo entre os profissionais e a Prefeitura de Várzea Grande. Uma reunião foi realizada no fim do ano passado para discutir o aumento do salário para R$ 1.962
, valor referente ao piso da categoria D.

No fim de 2023, uma proposta de aumento foi apresentada para os profissionais, e em seguida encaminhada ao administrativo da prefeitura, que daria retorno no dia 2. No documento, foi constatado uma isonomia salarial, o qual a categoria contestou.

“Rebatemos eles com argumentos, como o edital do nosso concurso, onde consta que cada categoria tinha seu edital com respectivos salários e carga horária. Até porque eles fizeram recentemente para outros cargos como o cargo de contador e de fiscais criando uma tabela e um plano de cargos e carreira”, disse ao Leiagora.

Sem avanço na discussão, os motoristas deverão se reunir novamente nesta quarta-feira (10) com o Secretário de Saúde, Gonçalo Barros e o secretário de Governo, Ismael Alves. Além deles, deverão estar presentes o secretário administrativo e os procuradores.

Durante a paralisação, apenas 30% dos trabalhadores estão em atividade para não prejudicar a população.

Conforme o representante, o documento precisou ser alterado já que foi recusado anteriormente o aumento, pois constava a isonomia salarial de motoristas de outras pastas. 

O representante lamentou ainda sobre a greve. “Pedimos perdão para a população, mas infelizmente se não fizermos isso, iremos ficar deixando nossos familiares padecendo em casa”.
 
 Imprimir