Imprimir

Imprimir Notícia

12/01/2024 às 08:00

Presidente do TCE não vê impedimento do ICMBio e pede celeridade à Sinfra no protejo do Portão do Inferno

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Sergio Ricardo, afirma que o ICMBio não está impedindo o Governo do Estado de atuar na MT-251, mais precisamente na região que compreende o Portão do Inferno, e sugere a construção de uma nova pista no trecho.
 
Ele afirma que é preciso adotar uma medida de forma urgente, afim de evitar uma “tragédia”. “Essa situação já é antiga, essa solução tem que chegar, tem que acontecer, porque se não daqui a pouco vai acontecer uma tragédia. Eu tenho relatórios que aquilo ali está se deteriorando. [...] Então é possível que aquela ponte despenque, aquele buraco engula tudo aquilo ali”, disse.
 
Diante disso, o chefe da Corte de Contas pede maior celeridade por parte da Secretaria de Infraestrutura do Estado no que se refere à apresentação de um projeto que solucione o impasse vivenciado naquele trecho.
 
“O ICMBio não está proibindo nenhuma atitude, não está proibindo nenhuma ação ali. O ICMBio quer que a Sinfra apresente o que for fazer. [...] A estrada existe antes do parque ser uma unidade federal. Então, o estado tem direito de mexer ali, o estado tem direito de derrubar parte daquele paredão e fazer estrada ali. Tem direito e é uma necessidade. Temos que ver primeiro o interesse público. Hoje essa interrupção está atrapalhando a vida de muita gente dessas cidades que dependem dessa estrada”, completou.
 
Para ele, uma das alternativas é a construção de uma nova ponte. “Agora, eu entendo que o caminho mais rápido e fácil é fazer essa pista mais pra dentro e o estado pode fazer isso”, enfatizou.
 
Sergio Ricardo ainda critica a alternativa que pretende ser adotada pelo Governo do Estado para evitar novos deslizamentos. “Não adianta deixar só uma pista, não acredito que colocar tela de contenção ajude. Na realidade, não existe nenhum estudo, nunca foi feito, que me diga com certeza qual é a situação, mas a gente sabe, a pista tem várias rachaduras, o guarda corpo já teve um afastamento de 10 cm. Aquela região é de alto risco”, disse.
 
Além disso, o conselheiro ainda citou a total viabilidade da construção de uma nova rodovia para acesso ao município de Chapada dos Guimarães, a MT-030.
 
“A 030 também vai sair, não tem como não sair. Ela passa por uma região que não precisa de licenciamento, não está dentro do parque. Então, é fácil”, finalizou.

Na manhã desta sexta-feira (12), o presidente do Tribunal de Contas irá fazer uma inspeção in loco no Portão do Inferno para verificar in loco a real situação do local.
 
 Imprimir