Imprimir

Imprimir Notícia

11/01/2024 às 19:05

Janaina lamenta falta de consenso com Executivo acerca do valor a ser pago de RGA

Leiagora

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) lamentou a falta de consenso com o Poder Executivo acerca do valor a ser pago de Recomposição Geral Anual (RGA) aos servidores públicos estaduais em 2024. O Governo do Estado não cedeu à pressão dos deputados estaduais e manteve a RGA deste ano em 4,62%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A alegação do poder Executivo é que não há margem para concessão de uma porcentagem maior e, por conta disso, não houve barganha, de modo que a matéria foi aprovada na sessão legislativa desta quinta-feira (11).

Segundo a parlamentar, um estado bom tem que ser bom para todos e, os servidores públicos, vêm sofrendo historicamente perdas reais sem a devida recomposição.

“Infelizmente nós não conseguimos avançar com o servidor do executivo, que é onde ainda estamos deixando a desejar. Desde os aposentados, especialmente os professores, estão tendo descontados 14% da sua aposentadoria, até os servidores que não receberam o seu RGA passado e que agora nós poderíamos aos poucos, compensar isso. A nossa proposta aqui era que nós pudéssemos conceder um aumento real de 1.2%. Factível, dava para ser feito. Então, presidente, eu só queria deixar isso registrado, porque eu entendo que o sentimento de um estado bom, ele tem que ser para todos”, disse.

A fala da parlamentar se deu após a aprovação da proposta. 

O percentual inicial previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024 era de 5,86%, porém, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação do país, fechou nesta quinta-feira em 4,62%, fazendo com que o governo alterasse a valor da recomposição.

 
Com assessoria

 
 
 Imprimir