Imprimir

Imprimir Notícia

18/01/2024 às 13:19 | Atualizada: 18/01/2024 às 13:28

Vídeo | Às vésperas da abertura do Sisu, estudante de Cuiabá descobre que foi desclassificada do Enem

Eloany Nascimento

Às vésperas da abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a estudante de Cuiabá, Marcela dos Santos Bertazzo, 17 anos, descobriu que foi desclassificada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a adolescente, outros candidatos que realizaram a prova na mesma sala que ela também foram eliminados de forma injusta.

Ao Leiagora, Marcela contou que só ficou sabendo da sua eliminação na terça-feira (16), com a liberação do resultado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para ela, a desclassificação ocorreu no 1° dia em que foi aplicada a prova das áreas do conhecimento de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, além da redação. 

Segundo a adolescente, ao consultar o Inep, a alegação é que a desclassificação teria sido motivada pela recusa na entrega do cartão de resposta. No entanto, ela garante ter entregado todos os cartões e rascunho.

Marcela ficou entre os últimos três candidatos a finalizar o exame, precisando então assinar uma ata. Desconfiada que os outros dois parcipantes também tivessem sido desclassificados, a adolescente entrou em contato com eles para unir forças e reverter a situação. 

O trio realizou a prova na sala 15, na escola Leovegildo de Melo, no bairro CPA III, no entanto a adolescente garante que a unidade não tem responsabilidade no ocorrido, pois apenas cedeu o espaço para aplicação do exame.

Uma das candidatas, Maria Vitória Rodrigues,18 anos, a adolescente já conhecia, pois estudaram anos atrás juntas. O outro colega,  Marcos Soave, 18 anos, conseguiu encontrar por meio de um vídeo nas redes sociais.  Na gravação, Marcela conta sobre a desclassificação e algumas características do candidato.

“Nós choramos muito, ficamos desesperados, e aparentemente não é só a gente, mas no Brasil inteiro aconteceu isso. Muita gente comentou minha postagem, foram mais de 55 mil visualizações”, relatou.

De acordo com a estudante, todos eles se prepararam muito em 2023 com cursos de redação e outras áreas para conseguir uma nota boa e ingressar na faculdade. Marcela pretende cursar direito ou história.

“Estamos totalmente angustiados e tristes. Passamos um ano inteiro estudando, isso é um desrespeito total, é angustiante, não tenho nem palavras. Só sei que estamos desesperados. Meus pais gastaram muito dinheiro, eu fiz curso de redação, matemática, física e eles também fizeram, sem contar a saúde mental desgastada… Estou muito mal, já lido com tantas coisas, já tive depressão diagnosticada, tomo remédio, tô muito mal, ansiedade a mil, sensação inexplicável, é difícil demais para acreditar, é muito ruim”, contou a estudante.

A candidata relata ainda que verificou no site que aparentemente não houve nenhuma eliminação na ata de Mato Grosso. “Já  tentei entrar em contato com o Inep, mas a previsão de resposta é para fevereiro. São de difícil acesso, no telefone ninguém atende, então vamos buscar um advogado e entrar na Justiça”, afirmou.

A preocupação dos candidatos eliminados ainda é maior, já que as inscrições para o Sisu serão da próxima segunda (22) até a quinta (25). O sistema gerido pelo Ministério da Educação (MEC) oferece vagas em cursos de graduação em instituições públicas para participantes do Enem.

“Esse é o nosso direito, não fomos avisados antes, e nem pudemos pedir reaplicação da prova. A gente precisa dessa nota, mesmo que não consigamos passar é uma forma de saber onde precisa melhorar. Eu tenho a esperança que a gente consiga, mas ao mesmo tempo não sei. Tudo isso é uma injustiça”, finalizou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por marcy (@acelulose)

 
 Imprimir