Imprimir

Imprimir Notícia

21/01/2024 às 14:10

Novatos serão mandados para o interior para combater guerra entre facções

Eloany Nascimento

Com o aumento da violência e a guerra de facções, a Polícia Militar deverá aumentar o número de efetivos nas cidades do interior, principalmente na rota do tráfico. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Alexandre Mendes, a corporação vai destinar para os municípios mais de 500 novos policiais.

Questionado pelo Leiagora sobre o implemento de policiais, o coronel garantiu que o efetivo será aumentado com a formação dos alunos que terão terminado a capacitação e formação em abril deste ano.

“Nós temos aí muitas cidades no interior que têm o efetivo baixo, mas isso não é de agora, é algo que vem de muitos anos, pois tem policiais que aposentaram ou mudaram para outros estados e passaram para outros concursos, então esses alunos estarão reforçando essas localidades e isso vai dar uma melhoria significativa até mesmo para nós policiais militares que temos efetivos pequeno e com implemento vai melhorar a nossa prestação de serviço”, afirmou. 

Os 551 novos soldados e oficiais estão sendo treinados desde 2023 para atuarem na segurança e deverão beneficiar todos os 141 municípios mato-grossenses, no entanto boa parte dos alunos será destinada para as regiões que estão sendo ocupadas e disputadas por facções, como Sorriso, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, entre outras. 

Entre essas cidades, Sorriso ganhou destaque no aumento de mortes violentas e posição de 6° lugar no ranking de cidades mais perigosas do Brasil. Os dados foram divulgados em 2023 e competem ao ano de 2022. A cidade vem se tornando destaque nas manchetes com crimes de homicídio, feminicídio e confrontos policiais, ocasionados pela forte guerra entre facções.
 
 Imprimir