Imprimir

Imprimir Notícia

29/01/2024 às 17:01

Câmara retorna do recesso e o foco deve ser as contas do prefeito

Leaigora

A Câmara de Cuiabá retornará do recesso legislativo nesta sexta-feira (2), com uma sessão solene de abertura dos trabalhados. As sessões ordinárias de deliberação de projetos, contudo, ocorrem somente a partir de terça-feira (6).

Os vereadores estão de “férias” desde 22 de dezembro, sendo que no último dia 22, realizaram sessões extraordinárias para derrubar o reajuste na taxa do lixo, e aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano.

Com a retomada dos trabalhos de forma oficial, a discussão deve se voltar às contas de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que recebeu parecer pela reprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os balancetes já estão na Casa de Leis e precisam ser remetidos ao crivo do plenário. Ainda não se tem uma data exata para a votação, mas a expectativa é que isso ocorra ainda em fevereiro.

Também há uma esperança de que o Parlamento municipal vote conforme o recomendado pela Corte de Contas, e mantenha a reprovação das contas do prefeito referente ao ano de 2022.

Essa expectativa cresceu ainda mais após a votação do projeto de decreto legislativo, no dia 22 de janeiro, o qual suspendeu o aumento de 212% na taxa do lixo. Pela primeira vez em anos, base e oposição se uniram e a matéria foi aprovada por 25 votos.

Em ano eleitoral, os vereadores da base governistas tendem a mudar de postura, a fim de desvencilhar a sua imagem da do chefe do poder Executivo, que vem acumulando uma série de desgaste em seus dois mandatos como prefeito.
 
 Imprimir