Imprimir

Imprimir Notícia

01/02/2024 às 14:00

Uso de máscara pode voltar a ser obrigatório no Carnaval se casos de covid-19 aumentarem

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Gabriella Arantes

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães pode aderir a obrigatoriedade do uso de máscara se os casos confirmados de covid-19 aumentarem no município após a FeijoFolia, primeiro evento de carnaval que será realizado na cidade neste sábado (03).
 
A informação é do prefeito Osmar Froner (MDB). Desde o início do ano, Chapada já registrou 77 casos confirmados de covid-19.

Sem causar alarde na população, o prefeito diz que tem conversado com os representantes da Secretaria de Saúde e que eles garantem que os pacientes positivados com o coronavírus apresentam sintomas leves.
 
“Se a gente observar um incremento desses índices e risco para a grande concentração, nós devemos tomar medida de voltar o uso de máscara, orientar o uso de álcool [em gel] e orientar de forma consciente, não muito restritiva, a consciência das pessoas para evitar aglomerações. É um pouco difícil no local que acontece o Carnaval, mas nós vamos possa controlar o índice da covid e também não restringir muita parte econômica da cidade”, afirmou o prefeito.
 
De acordo com o Painel da Covid-19 produzido pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso, apenas neste ano de 2024, em todo o mês de janeiro, Mato Grosso já registrou 5.377 casos de covid. Deste número, 10 pessoas morreram, 3.095 se recuperaram, 2.220 estão em monitoramento e 59 estão internados.
 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) esclarece que cabe a cada gestor municipal avaliar a realidade da região e analisar sobre o retorno da obrigação do uso de máscaras. No momento, a SES orienta o uso apenas para as pessoas com sintomas gripais.
 
 Imprimir