Imprimir

Imprimir Notícia

03/02/2024 às 16:58

Safra do milho deve cair 20% e pode impactar preço do etanol

Jardel P. Arruda

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) de Mato Grosso, Lucas Beber, afirma que já é possível apontar que a safra de milho 2024 terá uma queda de 20% na produção, devido aos problemas enfrentados na safra de soja 23/24, em conjunto com o fenômeno climático El Niño. 

“Nossa estimativa, e não é um chute, é baseado em todos os fatores, a gente pode ter uma quebra na produtividade de milho em torno de 20%, já partindo de agora sem a safra ter corrido, só por esses fatores de atraso de plantio, diminuição de tecnologia e El Niño”, disse Beber, na quinta-feira (1º). 

A causa da quebra da safra seria por conta desses três fatores:

O atraso do início do plantio, causado pelo atraso na safra de soja, que aconteceu devido aos replantios e retardamento de plantações devido a falta de chuvas do El Niño e das temperaturas elevadas das ondas de calor; o redução de tecnologia comprada pelos produtores devido ao aumento de custos da safra de soja e, por último, por conta do próprio El Niño, que deve vigorar até julho de 2024.

Impacto no Etanol

Atualmente, o etanol de milho corresponde a aproximadamente 20% de toda produção de biocombustível mundial. Com a quebra da safra, o preço do etanol pode ser impactado e pesar no bolso do consumidor.  “Você diminui a oferta do grão, a tendência é que o etanol possa sim aumentar o preço. Aumenta o preço do grão, aumenta o preço do etanol”, resume beber.
 
 Imprimir