Imprimir

Imprimir Notícia

20/02/2024 às 18:30 | Atualizada: 20/02/2024 às 18:30

Mato Grosso monitora mais de mil casos de chikungunya nesta terça

Amanda Garcia

Mato Grosso monitora nesta terça-feira (20), mais de mil casos de chikungunya, conforme o painel do Ministério da Saúde de monitoramento das arboviroses. Ao todo, já são 949 casos confirmados e 113 investigados em todo o estado.

De acordo com o painel, nesses primeiros 20 dias de fevereiro, foram registrados 734 casos. O número já representa 12% a mais que o monitorado no mês de janeiro, que foi encerrado com 653 casos.

Atualmente, o coeficiente de incidência da doença encontra-se em 29,0 a cada 100 mil habitantes. Taxa essa considerada ‘verde’,  ainda de baixa transmissão.

Mas, Diante do período chuvoso e do aumento considerável no número de casos de dengue monitorados em Mato Grosso, acende o alerta no estado para as doenças arboviroses. Principalmente, as que são transmitidas pelo Aedes aegypti, espécie de mosquito responsável por transmitir a dengue, chikungunya e Zika vírus. 

Dengue 

Conforme noticiado anteriormente pelo Leiagora, nos primeiros 14 dias de fevereiro, Mato Grosso ultrapassou a marca de 4 mil casos de dengue em monitoramento.  Acendendo assim, o alerta para a doença. 
 
 Imprimir