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18/03/2024 às 09:13

Pesquisa revela que metade dos alunos não concluem ensino fundamental no tempo e idade certa

Leiagora

Metade dos alunos das escolas brasileiras não conseguem concluir o ensino fundamental dentro da idade certa e com trajetória regular, aponta uma pesquisa do Observatório da Fundação Itaú divulgada nesta segunda-feira, 18. 
 
O estudo analisou dados entre 2007 e 2019 de estudantes brasileiros nascidos entre 1º de julho de 2000 e 30 de junho de 2005. A pesquisa é uma parceria dos pesquisadores Chico Soares, Clarissa Guimarães Rodrigues, Izabel Costa da Fonseca e Maria Teresa Gonzaga Alves.

De acordo com o levantamento, 52% da população nascida entre 2000 e 2005 conseguiu concluir o ensino fundamental na idade adequada, que são nove anos, e 41% finalizaram o ensino médio na idade esperada, doze anos.
 
Cerca de 10% dos estudantes saíram do sistema de ensino antes de completar o ensino fundamental. No ensino médio, o percentual é ainda maior: cerca de 28%. 
 
Trajetórias educacionais


De modo geral, as trajetórias educacionais, período desde o ingresso no sistema educacional até a conclusão, são poucos regulares para os estudantes da educação básica. Porém, o que chama a atenção é a regularidade desse ponto em estudantes do sexo masculino, que estudam em escolas de baixo nível socioeconômico, com deficiência, negros e indígenas. 
 
Segundo o estudo, a trajetória de estudantes do ensino fundamental que se enquadram em um Nível Socioeconômico (NSE) mais baixo é de 38%, enquanto os que têm um NSE mais alto é de 70%.
 
Quando olhamos mais profundamente dentro dessas minorias, os estudantes mais prejudicados são os indígenas, com apenas 23% de trajetória regular. Seguidos pelos estudantes pretos e pardos, com números entre 46% e 41%. Os alunos brancos possuem um índice de 62%.

“O resultado que chamou muito a atenção foi a questão em termos de raças e etnias. Entre os estudantes brancos [...] são seis em cada dez estudantes que têm trajetória regular entre a população branca. Entre a população negra, ai já vai caindo. Fica quatro em cada dez crianças com trajetória regular, mas em indígenas é dois em cada dez”, destacou Esmeralda Macana, coordenadora do Observatório da Fundação Itaú.
 
Esmeralda aponta que dados sobre esse direito são muito invisibilizados e mostram o tamanho da desigualdade. “A gente não está olhando para populações que precisam, para as populações vulneráveis e foi o que mais nos impactou”, explicou.
 
De 100 estudantes com deficiência, 78 não concluem o ensino fundamental na idade certa. Segundo o levantamento, mais da metade dos estudantes com deficiência, cerca de 64%, possuem trajetórias com irregularidades.

Método de pesquisa

Os pesquisadores explicam que o estudo foi feito usando como base o acompanhamento do estudante ao longo de sua passagem pelo ensino fundamental e pelo ensino médio. Foram observados dois pontos de análise: a trajetória de nove anos, do 1º ao 9º ano, e a trajetória de 12, que é o período completo, do 1º ao 9º ano, mais o ensino médio.

A partir desse corte, foram analisados dados do banco longitudinal do Censo Escolar da Educação Básica de 2007 a 2019, analisando a população nascida entre 1º de julho de 2000 e 30 de junho de 2005. 

 
Portal Terra
 
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