Imprimir

Imprimir Notícia

28/03/2024 às 15:07

Paredão do Portão do Inferno passará por 'cortes' e pista será recuada, anuncia Governo

Marina Martins

O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (28), véspera de feriado, a solução definitiva escolhida pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Sinfra) para resolver o problema estrutural na MT-251, na região conhecida como Portão do inferno.

Depois de finalizado o projeto, a Sinfra encaminhou o esboço da solução e as justificativas técnicas ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio) e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), para que sejam liberados a autorização do ICMBio e o licenciamento do Ibama para a execução da obra.

O Governo autorizou uma licitação emergencial, a empresa já foi contratada e a ordem de serviço para a obra já foi dada. Agora é preciso esperar a liberação dos órgãos ambientais, que deve sair em até 5 dias úteis.

A opção escolhida pela Sinfra foi o projeto de retaludamento do paredão do Portão do Inferno. Basicamente, um processo de terraplanagem com cortes e destruição das pedras.

No estudo de engenharia apresentado ao Executivo, outras três opções foram consideradas: o túnel curto, o túnel curto com falso túnel e o viaduto.

O retaludamento, segundo a Sinfra, apresentou maior segurança quanto ao risco de desprendimento de blocos e possíveis colapsos na rodovia. Além disso, mostrou ter o custo mais baixo e menor complexidade de execução, portanto, mais rápida. O prazo de liberação da pista é de até 120 dias.

Durante as obras, a rodovia não será totalmente bloqueada, o pare e siga continuará funcionando. O traçado da pista deve sofrer pouca alteração, com um recuo em relação ao viaduto hoje existente. Desta forma, a curva também passa a ser suavizada, melhorando a segurança no trânsito.
 
Desde dezembro de 2023, a região do Portão do Inferno está parcialmente bloqueada por causa do risco de deslizamentos, como os registrados no final do ano passado.
 
 Imprimir