Imprimir

Imprimir Notícia

02/04/2024 às 14:18

Diego Guimarães e Sebastião Rezende são cotados para presidir CCJ na ALMT

Jardel P. Arruda

Os deputados estaduais Diego Guimarães (Republicanos) e Sebastião Rezende (União) são os favoritos para presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no lugar do deputado estadual Júlio Campos (União), em 2024.

A CCJ é considerada a comissão mais importante da Casa de Leis porque ela recebe a tramitação de todos as propostas parlamentares. Nela, é analisada a constitucionalidade da proposta e, por isso, o controle da comissão é historicamente visto como estratégico para o Poder Executivo.

Apesar de ser filiado ao União Brasi, partido do governador Mauro Mendes (União), Júlio Campos comandou a comissão sob o tom de independência do Legislativo. O parlamentar recusou várias tramitações aceleradas, segurou projetos para prolongar discussões e, com isso, desgastou a relação com os líderes do Palácio Paiaguás. 

Por isso, a base aliada de Mauro deve optar por votar em Diego Guimarães ou Sebastião Rezende, os dois indicados pelos dois blocos governistas da Casa de Leis. Diego já demonstrou interesse e deve colocar o nome à disposição dos colegas deputados.

Por outro lado, Sebastião Rezende já presidiu a  CCJ em outras ocasiões e é visto como aliado confiável do governo do Estado. Em 2023 teve atuação discreta na ALMT, com maior destaque pelo projeto de lei para proibir banheiros unisex, e pode ver a oportunidade como chance de voltar ao destaque na Casa de Leis.
 
 Imprimir