Imprimir

Imprimir Notícia

06/04/2024 às 16:01

Câmara terá que dividir gabinetes para acomodar dois novos parlamentares na próxima legislatura

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

A Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá terá que transformar dois gabinetes em quatro para acomodar mais dois parlamentares a partir da próxima legislatura. Sem espaço para a construção de novas salas, a saída encontrada pelo Parlamento Municipal foi dividir gabinetes ao meio.

A informação é do próprio presidente da Casa de Leis, vereador Chico 2000 (PL). “Já pedi a nossa engenheira que fizesse um estudo e a solução vai ser a divisão de dois gabinetes grandes para transformá-los em quatro, em razão que não temos espaço para construção. Então, esse é o caminho que temos”, explicou.

Segundo ele, os gabinetes que serão repartidos são aqueles localizados no corredor destinado aos integrantes da Mesa Diretora, tendo em vista que são os maiores da Casa de Leis.

Com isso, os integrantes da direção do Legislativo Cuiabano não terão mais um espaço reservado. “Tem gabinetes grandes, especialmente no corredor que eram da Mesa Diretora”, enfatizou.

Chico afirma que irá apresentar esse planejamento aos demais vereadores em uma reunião na próxima semana. Após ter o aval, ele deve dar início as obras.

Com apenas dois votos contrários, a Câmara de Cuiabá aprovou a Emenda à Lei Orgânica que garante a criação de duas novas cadeiras de vereador para a próxima legislatura em setembro do ano passado.

A criação de mais duas vagas no Legislativo da Capital teve como base o Censo de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o qual apontou que Cuiabá possui 650.912 habitantes.

Esse índice populacional deu margem para que o Legislativo municipal pudesse criar duas novas vagas, tendo em vista que a Constituição Federal estabelece que cidades entre 600 e 750 mil moradores podem ter até 27 vereadores.
 
 Imprimir