Imprimir

Imprimir Notícia

05/04/2024 às 13:12

De cobiçado a abandonado: PRD fica sem vereadores de mandato e chapa proporcional pode naufragar

Kamila Arruda

Apesar de toda a disputa criada em torno do comando do Partido da Renovação Democrática (PRD) em Mato Grosso, a agremiação pode entrar no pleito deste ano enfraquecida na Capital, maior colégio eleitoral do Estado.

A sigla perdeu os seus dois vereadores de mandato, Kássio Coelho e Adevair Cabral, e não tem perspectiva de receber nenhum parlamentar para reforçar a sua chapa de vereadores para a eleição de outubro deste ano.

Kássio deixou a legenda e se filiou ao Podemos, e Adevair ingressou no Solidariedade. Ambos vão buscar a reeleição.

A esperança no fim do túnel é o vereador Cezinha Nascimento. Atualmente, ele integra os quadros do União Brasil, que conta com uma bancada de quatro parlamentares no Legislativo Cuiabano. A expectativa é que ele deixe o partido e se filie ao PRD até o final desta sexta-feira (5), antes do fechamento da janela partidária.
 
Briga pelo comando
 

Vale lembrar que, no final do ano passado os deputados estaduais Dilmar Dal’Bosco e Julio Campos, ambos do União Brasil, estavam em conversa avançada com o presidente nacional do PRD, Osvasco Resende, para assumirem as rédeas da agremiação em Mato Grosso.
 
O governador Mauro Mendes (União), contudo, passou na frente e acabou dando uma rasteira nos seus parlamentares. Isso, porque conseguiu emplacar o empresário Mauro Carvalho na presidência do Partido no Estado.
 
Foi justamente isso que fez com que os vereadores da Capital deixassem a legenda, uma vez que eles estavam alinhados com os deputados estaduais que iriam assumir o partido.
 
A janela partidária, que permite que vereadores com mandato troquem de legenda, fecha hoje (5). Também encerra nesta sexta-feira (5) o prazo para aqueles que querem concorrer a eleição deste ano, se filiam a um partido.
 
A chapa proporcional pode ter até 28 nomes, o equivalente ao número de cadeiras existentes no Parlamento Municipal atualmente, mais um.
 
 Imprimir