Imprimir

Imprimir Notícia

05/04/2024 às 17:05

Discussão sobre montagem de chapa a Camara de cuiaba da Federação fica para última hora devido a ausencia do PV

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Empacados no que diz respeito a disputa majoritária na Capital, a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PcdoB) também não conseguiu avançar na montagem de chapa para a eleição proporcional. Uma reunião marcada para a tarde desta sexta-feira (5) pretendia debater o assunto, mas nenhum representante do Partido Verde (PV) compareceu, fazendo com que a discussão fosse postergada.

Por outro lado, representantes do PT e PCdoB já possuem uma lista de pré-candidatos para ajudar na composição da chapa de vereadores. O Partido dos Trabalhadores (PT), inclusive, tem nomes a mais.

“Estamos com a nossa chapa prontinha. Temos mais nomes que vagas. Tem os critérios de distribuição de vagas entre os partidos da Federação, mas a gente fez um acordo de cavalheiros entre todos os partidos de não seguir ao pé da letra o número de vagas pré-determinado”, disse o presidente municipal do PT, Bob Almeida.

A chapa proporcional rumo a Câmara de Cuiabá pode contar até 28 nomes. Em regra, a distribuição de vagas entre os partidos federados é feita com base na votação de cada agremiação na eleição anterior.

Partindo disso, o PV teria o maior número de vagas dentro da chapa, uma vez que na eleição de 2020 elegeu três vereadores: Mario Nadaf, Marcus Brito Junior e Paulo Henrique. Em seguida viria o PT, que elegeu a vereadora Edna Sampaio, e por fim o PcdoB, que não conseguiu emplacar nenhum nome.

Ausência do PV

Conforme Bob Almeida, a ausência do Partido Verde (PV) na reunião foi justificada pelo atual vice-prefeito José Roberto Stopa. Segundo ele, as lideranças da agremiação estão focadas no prazo da janela partidária, que fecha nesta sexta-feira (5), e de filiações, que se encerra neste sábado (6).

“Stopa acabou de ligar e eles ainda estar terminando as negociações com pessoas para fechas a lista de pré-candidatos deles. Então, a gente entendeu de uma forma tranquila”, finalizou.
 
 Imprimir