Imprimir

Imprimir Notícia

25/04/2024 às 18:07

TCE vai produzir relatórios de óbitos nas unidades de Saúde: ‘vocês vão se surpreender’

Paulo Henrique Fanaia

O presidente e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro Sério Ricardo, afirma que o órgão irá produzir um relatório com os dados de todos os pacientes que vieram a óbito nas unidades de saúde da Capital e do Estado, que são instaladas no município.

O levantamento deve ser realizado no período em que Cuiabá esteve sob o comando do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), bem como os 10 meses que o setor for gerido pelo Governo do Estado, por meio da intervenção decretada pela Justiça.

“Vocês vão se surpreender, porque tem gente morrendo desnecessariamente”, disse o presidente na manhã desta quinta-feira (25).
 
Sergio Ricardo admite que a saúde de Cuiabá está colapsada, e acredita que a situação pode piorar ainda mais caso o município não receba ajuda do Governo do Estado.
 
Algo que assusta o conselheiro é a superlotação nas unidades de saúde. “O TCE vai começar a fazer um boletim de óbitos todos os dias com investigação do porquê está morrendo. Não existe o doente municipal, estadual ou federal, não tem essa modalidade, o que existe é o morador de Mato Grosso que precisa da saúde pública. Ela é de responsabilidade dos três entes, responsabilidade de quem dirige e de quem gerencia”, diz Sérgio Ricardo.
 
Para ajudar a amenizar o problema, o conselheiro sugere a estadualização da Empresa Cuiabana de Saúde Pública de Cuiabá, responsável por administrar o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e o Hospital São Benedito.
 
 Imprimir