Imprimir

Imprimir Notícia

25/04/2024 às 15:07

Corpo de Bombeiros já está trabalhando na implantação de filmagens do curso de treinamento

Da Redação - Amanda Garcia / Do Local - Paulo Henrique Fanaia

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges, afirma que a corporação já está implementando o sistema de monitoramento nos treinamentos realizados no curso de formação.

Segundo ele, a medida, que vale para todas as forças de segurança do Estado, encontra-se em fase de ‘estudo de logística’, para que passe a vigorar dentro de um prazo já pré-estabelecido pelo Governo. Na ocasião, a data não foi informada.

“Estamos organizando. Tem um prazo que nós temos que organizar, tem toda a questão da LGPD, de armazenamento, de comprar todo o material, todos os equipamentos necessários. Nós estamos organizando, mas já tem um decreto, já tem uma regulamentação nossa que foi publicada em Diário Oficial e tem esse PL, todos estão convergindo para o mesmo objetivo”, disse à imprensa na manhã desta quinta-feira (25).

A gravação dos treinamentos realizados em curso de formação das forças de segurança de Mato Grosso passou a ser debatida após a repercussão envolvendo a morte do aluno soldado Lucas Veloso.  O jovem de 27 anos morreu durante treinamento de formação do Corpo de Bombeiros na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.


Inicialmente, a causa da morte do aluno foi anunciada como um mal súbito, no entanto, após perícia ficou constatada a morte por afogamento. O caso segue em investigação.

O governador Mauro Mendes (União) já baixou um decreto determinando a filmagens dos cursos, e um projeto de lei, que regulamenta o decreto, foi aprovado na Assembleia Legislativa na sessão ordinária desta quarta-feira (24). O PL de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD) e coautoria do deputado Júlio Campos (União), agora segue para sanção do governador Mauro Mendes (União). 

Sem comentar as investigações envolvendo o caso, o coronel destacou a importância da medida e assegurou que tanto o decreto do Governo quanto o projeto de lei, servem para garantir ‘maior segurança pública’ nas corporações.

“É para a segurança pública e esse PL também não é só para o Corpo de Bombeiros, nós já fizemos a regulamentação do decreto do governador. Esse PL vem para somar o que o Governo já fez e os bombeiros estão fazendo, ele está convergindo com tudo, não tem há nenhuma divergência, nós já estamos implementando essa questão também”, reiterou.

Leiagora entrou em contato com o CBM-MT em busca de informações acerca do prazo a ser cumprido pela corporação e de quais maneiras ela será implementada no Estado, contudo, não obteve retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto.
 
 Imprimir