Nokia lança 'celular chato' para quem gosta de tomar cerveja
Leiagora
A HMD Global, empresa que fabrica os celulares Nokia, lançou um feature phone para pessoas que gostam de tomar cerveja. Trata-se do "Boring Phone" ("celular chato", em português), desenvolvido em parceria com a Heineken, gigante do mercado cervejeiro, e a Bodega, loja de roupas estadunidense. O objetivo do celular, que tem funções muito limitadas se comparadas às de um smartphone, é diminuir as distrações em ambientes sociais — como bares —, ajudando as pessoas a socializar.
Em comunicado oficial, a Bodega, que ficou responsável pelo design do modelo, disse que a inspiração para o Boring Phone foi a "cultura Newtro". Junção dos termos "new" (novo) e "retro" (retrô), este termo dá nome à prática de pegar um objeto antigo e modernizá-lo. No caso do feature phone da Nokia, o resultado foi um modelo dobrável, similar àqueles dos anos 90 e 2000, com botões, tela pequena e sem câmera de selfie.
O corpo do Boring Phone é transparente com alguns adesivos na traseira, incluindo duas figurinhas de cervejas da Heineken. O celular só conta com um aplicativo: o clássico jogo da cobrinha. Não é possível acessar a Internet no aparelho, já que, segundo as fabricantes, a intenção é que o usuário se desconecte do mundo virtual. Caso a pessoa precise se comunicar, é só mandar um SMS.
“Smartphones podem ser interessantes demais, então queríamos criar um celular entediante”, disse o co-fundador da Bodega, Oliver Mark. O Boring Phone também apresenta câmera de 0,3 MP, rádio embutido, conexão 4G, entrada para fone de ouvido e USB, além de suporte para dois chips e bateria que dura uma semana em uso padrão.
Onde comprar o Boring Phone?
O Boring Phone não está disponível para venda ao público. A produção do celular é feita pela HMD (Human Mobile Devices), que também produz outros celulares da Nokia. A empresa anunciou que produziu apenas cinco mil exemplares do celular chato, que não serão vendidos, mas sim dados em eventos e competições diversas.
A HMD é uma empresa finlandesa formada por ex-funcionários da Nokia, que acabou sendo comprada pela HMD em 2017. Desde 2020 a marca produz celulares Nokia no Brasil. Além dos celulares Nokia, a marca segue se especializando na produção de modelos mais simples, que vão na contramão dos principais smartphones presentes no mercado mobile atual.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.