10/10/2024 às 13:23 | Atualizada: 10/10/2024 às 15:52
Raufrides assume cadeira de vereador afastado por ligação com CV
Kamila Arruda
Passadas as eleições, a Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá preencher a cadeira do vereador Paulo Henrique Figueiredo (MDB), que foi afastado do cargo pelo judiciário de Mato Grosso no mês passado. O ex-secretário Raufrides Macedo (PV) assumiu a vaga.
Primeiro suplente do Partido Verde (PV), ele foi empossado na última terça-feira (8), durante solenidade na presidência do Parlamento Municipal. Ele permanece na Casa de Leis até o final da legislatura, ou até que o titular consiga reverter a situação na Justiça.
Paulo Henrique foi preso pela Polícia Federal em 20 de setembro, no âmbito da Operação Pubblicare. Ele é acusado de ser líder de um dos braços da organização criminosa composta por agentes públicos, faccionados do Comando Vermelho e promoters de eventos.
O grupo montou um esquema de lavagem de dinheiro, por meio de realização de shows nacionais e eventos. O objetivo era ‘limpar’ o dinheiro oriundo de tráfico de drogas. O vereador atuava como elo entre a facção e os agentes públicos, facilitando a emissão de alvarás para realização dos eventos. Em troca, ele recebia vantagens financeiras.
Ele ficou preso por cinco dias, vindo a ganhar liberdade graças a um habeas corpus concedido pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva. O emedebista, contudo, foi afastado do cargo e ainda foi imposto a ele o uso de tornozeleira eletrônica.
Mesmo diante das medidas cautelares, Paulo Henrique deixou a cadeira e deu continuidade em sua campanha à reeleição. No entanto, foi um fracasso nas urnas e ficará de fora da próxima legislatura da Câmara de Cuiabá.
Além disso, ele ainda corre o risco de ficar inelegível, uma vez que tramita no Legislativo Cuiabano um processo de cassação contra o parlamentar afastado.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.