Atleta mato-grossense faz virada histórica e vence Maratona Internacional de Porto Alegre
Leiagora
O brasileiro Wendell Jerônimo Souza, de 33 anos e natural de Pontes e Lacerda (MT), conquistou a vitória na 40ª Maratona Internacional de Porto Alegre, realizada no domingo (8), completando os 42,195 km em 2h15min47s. O atleta protagonizou uma virada emocionante nos últimos dois quilômetros, ultrapassando os favoritos da elite africana, o etíope Gebre Mulu Melsea e o queniano Vestus Cheboi Chemjor, que chegaram logo atrás.
Esta conquista marca a primeira vez que um matogrossense vence a prova principal em suas 40 edições.
Reconhecido no cenário nacional por seus resultados em corridas de 10 km e provas de cross country, Wendell já havia subido ao pódio em competições internacionais, como o bronze nos 5.000 metros no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo em 2024. A vitória em Porto Alegre o consolida como uma referência nas provas de longa distância no Brasil.
A prova reuniu mais de 25 mil corredores de todo o país e do exterior, com premiação de R$ 60 mil para os campeões. No feminino, a queniana Vivian Jeftanui Kiplagati venceu com o tempo de 2h37min14s, seguida pela compatriota Violah Kosgei. A brasileira Marcela Cristina Gomez ficou com a medalha de bronze.
No sábado (7), na meia maratona, os brasileiros Fábio Jesus Correia (1h02min24s) e Laura Morales (1h14min59s) levaram a vitória, destacando o crescimento do atletismo nacional nas provas de longa distância.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.