Imprimir

Imprimir Notícia

07/07/2018 às 07:00

Aplicativo mostra situação de abastecimento de água e serviço de esgoto no Brasil

Redação Leiagora

[caption id="attachment_23013" align="alignleft" width="181"]Captura de tela do aplicativo. Visão nacional sobre os esgotos Captura de tela do aplicativo.[/caption]

Um aplicativo desenvolvido pela  Agência Nacional de Águas (ANA) disponibiliza informações sobre a situação do abastecimento de água potável e do serviço de esgoto em todo o país. O aplicativo, nomeado Atlas Água e Esgotos, pode ser baixado gratuitamente em celulares com sistema Android e iOS.

Através do programa o usuário pode ter a ?Visão nacional? ou mesmo acompanhar a situação do seu município. O aplicativo também informa se há necessidade de investimento em infraestrutura para garantir o fornecimento de água potável no futuro. De acordo com o diretor de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Marcelo Cruz, com o acesso às informações, a população pode tomar conhecimento de onde vem a água que consome, além de poder reivindicar melhorias na rede de água e esgoto.

As informações sobre abastecimento urbano e esgotos serão atualizados conforme novos estudos sejam feito pela ANA. Já o nível dos reservatórios é monitorado em tempo real por meio do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR). A Agência também monitora a situação dos reservatórios nordestinos e da seca na região, disponibilizando essas informações em dois aplicativos: o  Hidro NE e o Monitor de Águas.

Imagem destacada:  Estação de Tratamento de Esgoto em Santo Antonio do Aracanguá. Disponível em Wikimedia Commons.

Por Bárbara Muller com informações da assessoria do Ministério do Meio Ambiente.

 
 Imprimir