Imprimir

Imprimir Notícia

05/07/2018 às 17:00

Sistema eSocial passa a vigorar em empresas privadas a partir de 16 de julho

Redação Leiagora

Empresas privadas brasileiras deverão aderir ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) a partir do dia 16 de julho. A adesão deve ser feita por micro e pequenas empresas que possuem empregados. O eSocial foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de facilitar a administração de informações relacionadas ao trabalho.

A implementação do eSocial acontecerá em cinco etapas. Na primeira, que vai até dia 31 de agosto, as empresas deverão enviar somente cadastros dos empregadores e tabelas. A segunda etapa começa em setembro deste ano, quando as empresas passarão a enviar informações relativas a desligamentos, afastamentos e contratações de funcionários. Em novembro passará a ser obrigatório o envio das folhas de pagamento. Em janeiro de 2019 acontecerão as duas últimas etapas: a substituição da Guia de informações à Previdência Social e o envio de dados de segurança e saúde do trabalhador.

Através do sistema as empresas enviarão periodicamente informações sobre os trabalhadores. Atualmente, esses dados já são fornecidos, mas em diversas plataformas e meios. No eSocial essas informações serão enviadas digitalmente e em um só lugar.

Imagem destacada por Agência Brasil.

Por Bárbara Muller com informações da Assessoria do Ministério do Trabalho.

 
 Imprimir