Imprimir

Imprimir Notícia

09/07/2018 às 18:00

Você sabe o que é medicina veterinária integrativa?

Redação Leiagora

Assim como a medicina voltada à cura dos seres humanos, a medicina veterinária também possui uma abordagem que procura tratar o paciente levando em conta aspectos físicos, psicológicos e o ambiente onde ele vive. Chamada de medicina veterinária integrativa, ela trata o animal observando suas particularidades, complementando a medicina veterinária convencional.

Andrea Mello, médica veterinária, explica que a ?medicina veterinária integrativa primeiro compreende aquele organismo como um organismo único. E, por ser único, tem que ter um tratamento personalizado?. Dessa forma, o especialista escolhe técnicas diferentes para animais diferentes, adaptando o tratamento. Já a medicina veterinária convencional trabalha com protocolos a serem seguidos para o tratamento de cada doença.

Nas consultas,  os profissionais fazem uma série de perguntas sobre o comportamento do pet, o lugar onde vive e outros animais que convivem com ele. Após compreender a situação, o profissional vai fazer um diagnóstico paralelo ao diagnóstico convencional. As informações apresentadas pelos tutores ajudam a diminui o risco de intoxicações e a escolher a terapia que melhor se aplica ao caso, sem que a consulta custe mais por causa disso. Não quer dizer que o seu bichinho vai receber um tratamento nunca visto antes, mas sim que ele terá mais chances de melhora, já que o médico veterinário o conhece melhor e tem mais informações para escolher a terapia mais adequada.

Para que um médico veterinário possa aplicar essa abordagem é preciso que ele seja formado em uma pós-graduação na área. Além disso, workshops e cursos são oferecidos rotineiramente para que esses profissionais continuem sua formação.

Imagem destacada por Austin Community College Vet Tech Program.

Por Bárbara Muller.

 
 Imprimir