Imprimir

Imprimir Notícia

10/07/2018 às 13:22

Nordeste puxou revisões para cima na safra recorde de soja

Iury Lupaudi

A região Nordeste puxou em junho as revisões para cima na safra recorde de soja, informou Carlos Alfredo Guedes, gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção brasileira do grão deve totalizar 116,3 milhões de toneladas em 2018, um aumento 0,5% em relação ao estimado no mês anterior.

"O Nordeste colhe um pouquinho depois (a soja). No Piauí, Maranhão e Bahia, o plantio ocorre tardiamente, até o início de janeiro. Então colhe até mais tarde também. Por isso, as informações vêm depois", explicou Guedes.

O Nordeste responde por 10,8 milhões de toneladas da safra de soja esperada para este ano. "Então mais de 90% da safra de soja está colhida", calculou o pesquisador. Em junho, a produção da Bahia teve aumento de 9,5%, 484,0 mil toneladas a mais. O rendimento médio local cresceu também 9,5%. Em São Paulo, a produção também foi revista para cima, em 2,8% em relação a maio.

A produção brasileira de soja será 1,2% maior do que em 2017. Embora o rendimento médio esteja 1,4% menor este ano, a área plantada e colhida cresceu 2,6%, alcançando 34,8 milhões de hectares.

 

Direto do Rio de Janeiro, Daniela Amorim- Estadão Conteúdo 

 
 Imprimir