Imprimir

Imprimir Notícia

16/07/2018 às 14:00

Produtores rurais e Aprosoja/MT deverão montar frota própria

Redação Leiagora

Após a aprovação da Medida Provisória que determina um piso obrigatório para a classe dos caminhoneiros, causou indignação aos setor produtivo. Os produtores rurais buscam outras alternativas e uma delas é criar a sua própria frota de caminhões.

Enquanto a medida aguarda a sanção do presidente Michel Temer, os produtores rurais de Mato Grosso juntamente com a Aprosoja/MT (Associação dos Produtores de soja e Milho de Mato Grosso) unem forças para sair da situação caótica que se instalou no setor do agronegócio. Preocupados com os prejuízos devido aos encargos com a tabela frete, alguns produtores já iniciaram a comprar caminhões, mesmo que a grande maioria deles já possuem caminhões, o setor pretende adquirir mais veículos na frota.

Segundo o presidente da Aprosoja/MT, Antonio Galvan, em entrevista concedida ao Canal Rural, afirma que após inúmeras sugestões não há outra opção senão adquirir uma grande transportadora própria e ligada ao agronegócio para atender os produtores rurais.

?Com certeza vamos ajudar a organizar e montar duas ou três megas transportadoras. Somos mais de 5.300 mil associados, sendo que cada um compre dois caminhões corresponderá mais de 10 mil caminhões. O que sobra é do boi frete que são os chamados autônomos que eles tanto falam ou das pequenas transportadoras?, destaca Galvan.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marco Túlio Duarte, com o tabelamento de frete tudo muda no sentido de prejudicar o setor produtivo. ?Se vai comprar um sal mineral, isso vai custar a mais na tonelada, se vai comprar uma ração vai custar a mais na tonelada, então tudo muda, tudo muda para prejudicar o setor produtivo, estreitando mais ainda as negociações?.

Galvan ressalta que o caminhoneiro autônomo está assinando a sentença de morte. Para especialistas na área cada ação possui uma reação, no caso uma oportunidade para que os produtores venham a terem outras possibilidades e uma delas é a aquisição de frotas.

   

Por Laura Arruda

 
 Imprimir