Imprimir

Imprimir Notícia

19/07/2018 às 07:16

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite começa em agosto

Maisa Martinelli

Com o objetivo de vacinar 95% da população com idade entre 1 e 5 anos, Mato Grosso inicia a campanha contra o sarampo e a poliomielite no próximo mês. A estimativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é de chegar à cobertura pretendida, já que no ano passado a procura pela imunização não chegou nem aos 84%. A campanha começa no dia 6 de agosto e se estende até o dia 31.

Das doses destinadas pelo Ministério da Saúde, o Estado já recebeu 100% da poliomielite e 50% da tríplice viral. A previsão é que o restante chegue até a próxima quarta-feira (25).

Este ano, foram registrados 6 casos suspeitos de sarampo, sendo 4 em Guarantã do Norte, um em Jaciara e um em Campo Novo do Parecis. As amostras foram encaminhadas para laboratórios de outros estados, e ainda não se tem a confirmação ou o descarte dos casos.

Em relação à poliomielite, o último caso registrado no país foi em 1989. Depois disso, surgiram algumas suspeitas, porém foram descartadas após exames laboratoriais.

O público alvo da campanha compreende 202.216 crianças de 1 a 5 anos no Estado, e a previsão é que pelo menos 95% recebam as doses. Embora a campanha de agosto seja exclusivamente voltada ao grupo prioritário, pessoas com idades entre 5 e 49 anos que não tomaram a vacina tríplice viral (que previne contra sarampo, caxumba e rubéola) podem se vacinar na rotina normal das unidades de saúde durante todo o ano.

Quem tem entre 5 e 29 anos, a recomendação é que se tome duas doses, com intervalo de um mês. Dos 30 aos 49, é necessário somente uma dose.

Segundo Thiago Rondon, gerente de Vigilância de Doenças Imunopreviníveis da SES, desde 2015 não era realizada uma campanha de vacinação específica como essa, porém as doses continuaram sendo aplicadas de forma rotineira nos postos de saúde durante todo o ano.

No ano passado, houve uma multivacinação, que teve como objetivo abranger toda a população. Neste ano, a cobertura vacinal da tríplice viral, que protege contra o sarampo, chegou a 84%. As doses contra a poliomielite alcançaram 82%.

Rondon enfatiza que é de suma importância os pais entenderem a necessidade da vacina contra as doenças infectocontagiosas, pois a imunização previne não somente o sarampo e a poliomielite, sendo eficaz também contra a rubéola e caxumba, por exemplo.

 
 Imprimir