Imprimir

Imprimir Notícia

30/08/2018 às 17:04

Alta na exportação e baixa oferta de animais mantem o preço alto da arroba

Redação Leiagora

Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) pontuam que as cotações da arroba do boi gordo seguem em alta, um reflexo da baixa oferta de animais prontos para abate neste período de entressafra.

Ainda segundo os pesquisadores, a menor oferta de boi gordo nas últimas semanas também se deve ao desestímulo de parte de produtores em confinar animais neste ano, especialmente devido aos altos preços da ração.

Eles analisaram também que o dólar em patamar elevado tem estimulado as exportações brasileiras de carne bovina, e com isso, elevado a demanda de alguns frigoríficos, que buscam lotes de animais específicos para o mercado internacional.

Já no atacado, a procura segue baixa, limitando as valorizações da arroba. ?Vale lembrar que os preços de carnes substitutas, como a suína e a de frango, estão bastante competitivos frente à bovina?, pontuou o pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada Da ESALQ.

No acumulado parcial de agosto (31/7 a 29/8), o indicador do boi gordo ESALQ/BM&F Bovespa registra alta de 3%, e nos últimos sete dias, de 0,8%, com média de R$ 146 na quarta-feira(29.)

 

Direto de Sorriso/MT, Adriano Carneiro com inf, do CEPEA

 
 Imprimir