Imprimir

Imprimir Notícia

02/09/2018 às 15:01

Tabela de Frete será alterada por conta de aumento no diesel

Redação Leiagora

A Agência Nacional e Transportes Terrestres (ANTT) anunciou neste sábado (01) que a Tabela de Frete será atualizada por causa do aumento do preço do óleo diesel. De acordo com a medida provisória de maio deste ano, haverá atualização nos preços mínimos sempre que o reajuste do diesel superar os 10%. Na região Centro-Oeste, o reajuste ultrapassou os 14%.

A Tabela de Frete foi criada após a greve dos caminhoneiros como uma exigência da categoria, e tem gerado polêmica. Por um lado, argumenta-se que a tabela fere a livre-iniciativa e constitui uma interferência  do Governo Federal que resultará em aumento de preços para o consumidor final. Por outro, argumenta-se que a definição do preço mínimo é necessária para que os caminhoneiros autônomos possam cobrir os custos mínimos de seu trabalho, contribuindo para a justiça social.

Não foi divulgada uma data para a publicação da nova tabela. O aumento no valor do diesel foi anunciado na semana passada. Desde então manifestações de caminhoneiros têm circulado em aplicativos de mensagens, convocando uma nova paralisação. Diante dessa possibilidade, a Abcam (As­so­ci­ação Bra­si­leira dos Ca­mi­nho­neiros) se manifestou afirmando que tentará negociar com o Governo Federal com o objetivo de evitar uma nova greve. Leia mais sobre isso em:

Au­mento no di­esel pode levar a uma nova greve dos ca­mi­nho­neiros

Direto da Redação, Bárbara Muller.

 
 Imprimir